INTRODUCAO
A evolução da resistência de pragas a pesticidas tem sido um dos grandes entraves em programas de MIP em diversas culturas a nível mundial. Dentre as conseqüências da resistência estão a aplicação mais freqüente de produtos, uso de dosagens acima da recomendada no rótulo ou na bula do produto, uso indevido de mistura de produtos, e mudança de produto (geralmente para um produto mais caro e/ou mais tóxico) na tentativa de se obter um controle satisfatório de uma determinada praga. Apesar da relevância do problema da resistência, poucos são os estudos nesta área no Brasil. Um dos recentes avanços para a implementação de programas de manejo da resistência de pragas a pesticidas no Brasil foi a criação do IRAC-BR (Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas) em maio de 1997.
Report in brief from 2021/22:
- Translating and publishing methodologies for whitefly and caterpillars to be inserted on the IRAC Brazil website (ongoing)
- Updating summaries of monitoring from the previous season. (ongoing)
- UpdatING of the brochures/folders on Tuta absoluta and Diaphorina citri and creating a new publication Plutella xylostella.
- Ongoing IRM training & promotion events; meetings, seminars, conventions and field demonstration as well as participation and seminar at the 2022 Brazilian Congress of Entomology.
- Creation of a new working group focussed on nematodes
- Producing weekly social media posts and emails on IRM
IRAC Brazil Website
Link to the website of IRAC Brazil (Portuguese)
IRAC Brazil Video
Em prol das estratégias de manejo da resistência de pragas a inseticidas